quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fenatchê

Mas bah, Brasília vai sediar entre os dias 10 e 19 de Dezembro, a  1° Fenatchê, Festa Nacional do Churrasco e do Chimarrão, vai acontecer no Expocenter, e é promovida e organizada pala Canal Produções e Eventos e pela Escola Nacional da Carne e do Churrasco, a Enacc. A expectativa é de que compareçam ao evento cerca de 300 mil visitantes. A idéia é reunir o melhor da gastronomia, cultura e produtos gaúchos. Mais de 20 shows já estão confirmados, como os do Gaúcho da Fronteira, João de Almeida Neto, Mário de Lima e os Fagundes. Durante o evento vão ser promovidas diversas oficinas, que vão ensinar os visitantes a preparatem assados típicos daqui do Rio Grande. E como estará pertinho do Natal a gurizada vai ter a Vila do Papai Noel.
Pra quem se interessou no assunto pode acessar o site http://www.fenatche.com.br/ que lá vai encontar mais informações sobre o evento.

Barbaridade...

Créditos da Foto: Camila Domingues


Um caso de abandono de animal chocou os moradores de um bairro de Canos desde de do dia 15 de agosto. Uma égua, foi abandonada pelo dono à margem da Avenida Rio Grande do Sul, foi atropleda e agonizou até a morte na manhã de segunda feira, quando venterinarios constantaram quera impossivle salva-lá, então foi feita a eutanásia. Segundo informações a égua estaria prenha.
Agora pergunte o que vai acontecer a dono do animal?? Ele foi notificado, e foi denunciado por crime ambiental por causa do abandono. Será justo??
Ele foi o principal culpadp pela morte do animal, não teve a capacidade de cuidar dignamente da egua, e resolveu solta-la em uma avenida muito movimenta, e recebeu apenas uma notificação. Chega a ser absurdo que ele não seja preso. Ele foi irresponsavel, e diga-se até ingorante, um completo idiota. A dor e o sofrimento que este animal sentiu até ser sacfrificado foi resumido a uma notificação, e ainda dizem que isso é justiça.
Isso é uma barbaridade sem medidas. Um descaso com a vida dos animais

Fonte: Jornal Correio do Povo, 17 de agosto de 2010.
   

612,9 KM em 17 dias

A convite da 7° Região do Movimento Tradicionalista Gaucho, o MTG,  os integrantes do grupo tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, estão levando, pelo sexto ano consecutivo, uma centelha da Chama Crioula para Passo Fundo. E uma novidade muito legal é que pela primeira vez, o roterio da cavalgada foi definido com o uso de um GPS, com o uso dessa tecnologia permitiu escolher o melhor traçado a ser cumprido pelo interior interior dos municipios, evitando passar pelas rodovias mais movimentadas.
O piquete saiu  domingo de Itaqui, onde eles participaram da solenidade oficial do acendimento da 63° Chama Crioiula pros Festejos Farroupilha de 2010. São 22 os cavaleiros que estão se revezando na condução da centelha.
Eles tem um percurso de 612,9 quilômetros, entre Itaqui e Passo Fundo, de onde são originário, que deve ser feito em 17 dias, cavalgando em média, de 35 a 45 km por dia.
A chegada a Passo Fundo tá prevista para o próximo dia 31, no trevo da Caravela.
Uma boa cavalgada a todos eles, e Viva a Tradição do Rio Grande tchê.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Chama Crioula

Dia 14 de Agosto a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas promove o acendimento da Chama Crioula, em Itaqui, marcando o início dos festejos em todo o Rio Grande do Sul. Cerca de 600 cavaleiros, de 80 municípios gaúchos, já confirmaram presença no evento. E a cerimônia acontecerá no Cais do Porto, no sábado de manhã às 10h, reunindo, além de tradicionalistas gaúchos, participantes do Uruguai e da Argentina. . Durante a tarde, está previsto a realização de um seminário cultural sobre a história da Chama, no Theatro Prezewodowski e à noite, show com Cesar Oliveira e Rogério Mello. Em Porto Alegre a Chama Crioula será acesa dia 7 de setembro, no Acampamento Farroupilha, abrindo oficialmente a programação.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Lançamento do CD "Cantiga para o meu chão"


Buenas gauchada..

Para aqueles que gostam de uma boa musica nativista, a música de raiz do nosso estado a dica do Blog é para que todos participem do lonçamento do novo CD da dupla César Oliveira e Rogério Mello " Cantiga para o meu chão". O lançamento acontece nesta quarta-feira dia 28/07 na casa da cultura em Caxias do Sul, a partir das 20h.

Para mais informações acessem o site http://www.cesarerogerio.com.br/site/ .

No site da dupla há também a nova música de trabalho"recuerdos", que é o tema de fundo usado no programa Entevero.

Um forte quebra costelas a todos.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

São Sepé



A cultura gaúcha é repleta de lendas, mitos e crenças que são passadas de geração para geração. A contação de histórias é uma das caracteristicas mais marcantes do nosso estado. A lenda de São Sepé é uma das mais lindas lendas gaúchas, que demosntra a bravura e a coragem dos primeiros habitantes do continente de São Pedro - o atual estado do Rio Grande do Sul -, e a "origem" da Constelação do Cruziero do Sul.
Essa lenda nos diz mais ou menos o seguinte:

"Sepé era um índio valente e bom, que lutou contra os estrangeiros para defender a terra das missões.
Ele era predestinado por Deus e São Miguel: tinha nascido com um lunar na testa. Nas noites escuras ou em pleno combate, o lunar de Sepé brilhava, guiando seus soldados missioneiros. Quando ele morreu, vencido pelas armas e o número de portugueses e espanhóis, Deus Nosso Senhor retirou de sua testa o lunar, que colocou no céu do pampa para ser o guia de todos os gaúchos - é o Cruzeiro do Sul."

Camila.

sábado, 3 de julho de 2010

Os 10 mandamentos do Chimarrão


1 NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
O gaúcho aprende desde piazito que e por que o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas, se tu és dos que vêm de outros pagos, mesmo sabendo poderás achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar neste pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se pôr na água ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dólar etc, mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais não hesites: pede uma Coca-Cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.


2 NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico pôr a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando do chimarrão. Repito: pede uma Coca-Cola com canudinho. O canudo é puro como água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não no canudo).

3 NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume e não te fresqueies. Se, porém, te julgas perfeitamente igual às demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vais adorar o chimarrão de lá.

4 NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Com o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante. Já o chimarrão, não. Tu deves tomar toda a água servida, até ouvir o ronco de cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento seguinte.

5 NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE
Se, ao acabar o mate, sem querer fizeres a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Este negócio de chupar sem fazer barulho vale para Coca-Cola com canudinho, que tu podes até tomar com o dedinho levantado.

6 NÃO MEXAS NA BOMBA
A bomba do chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas, por favor, não mexas na bomba. Fale com quem lhe ofereceu o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.

7 NÃO ALTERES A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve mas, depois de entrar, espera sempre tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do Estado.

8 NÃO "DURMAS" COM A CUIA NA MÃO
Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando, recordando... E, às vezes, te surpreende até imaginando que a cuia não é cuia mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio... Agora, tomar chimarrão numa roda é mui diferente. Aí o fundamental não é meditar e sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ri, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que esta tua participaçâo não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer da cuia que está em tua mão. Fala quanto quiseres mas não esqueças de tomar teu mate, que a moçada tá esperando.

9 NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O 1º MATE
Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro, saibas que grosso é tu. O pior mate é o primeiro e quem o toma está te prestando um favor.

10 NÃO DIGAS QUE CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pegas na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esquece o câncer. Se não der para esquecer, faze o seguinte: pede uma Coca-Cola com canudinho, que ela... etc, etc.

Fica aqui a dica dos 10 mandamentos pra gauchada que não abre não de amargo bem cevado e também para aqueles que estão se iniciando no assunto.
Camila