sábado, 11 de setembro de 2010

Nova Roma do Sul realiza Semana Farroupilha

De 14 a 19 de setembro a tradição gaucha tomam conta do município de Nova Roma do Sul.
Baile, show, apresentações artísticas e mateada irão reunir a comunidade local e regional no parque de Rodeios do CTG Aconchego Gaúcho para a Semana Farroupilha. Confira a programação:
Dia 14/09
Parque de rodeios
19h30min - Jantar a Cargo da Câmara de Vereadores - Cardápio - Pão e Salsichão
Valor R$ 2,00 - Animação "Bóra Balançá"

Dia 15/09
Parque de Rodeios
19h30 min - jantar a cargo do CTG Aconchego Gaúcho
Cardápio - Churrasco, maionese, saladas e pão
Valor: R$ 15,00
Animação: Alvim Show e Gaiteiros

Dia 16/09
Parque de Rodeios
19h30min jantar a cargo do Banco do Brasil e Sicredi
Cardápio: Bife, arroz,salada e pão
valor R$ 12,00
animação Toque Fandangueiro


Dia 17/09
Parque de Rodeios
19h30 jantar a cargo da Invernada Tchê Sarandeio
Cardápio: Costela de porco, polenta, salada e pão
valor: R$ 15,00
Animação: Herança Fandangueira

Dia 18/09
Parque de Rodeios
22h30min - Baile promovido pelo CTG Aconchego Gaúcho - Animação Cia do Gaitaço


Dia 19/09
Praça da Matriz
8h - hasteamento das Bandeiras
9h - Missa Crioula na Igreja Matriz
15h - Mateada com Tertúlia e apresentações artísticas
19h - Show com o "Grupo Chasque"

Contando a históriaa Farroupilhaaa...

Buenass Gauchadaa...
A partir de hoje, sábado, dia 11 de setembro, o programa entrevero vai contar para os seus ouvintes a história da Revoluição Farroupilha, esta, que foi e ainda é um marco na vida do povo gaúcho, vamos contar a história atraves de pequenos relatos que narram como aconteceram os fatos da maior revolução que já aconteceu no Brasil!
Vale a pena conferir e conhecer um pouco mais desta história que faz parte da cultura e da memória do Rio Grande!!!!!

sábado, 4 de setembro de 2010

Personagens da Revolução

Buenas gaucada!
O programa Entevero está com uma novidade neste mês de Setembro, o mês Farroupilha. Durante todos os sábados deste mês, estará indo ao ar um pouco mais da história do nosso Rio GRande, é o especial "`Personagens da Revolução" que conta um pouco mais da vida destes homens e mulheres que ajudaram a escrever a história da nossa pampa amada!
Acompanhe todos os sábados entre ás 15h e 30 min e às 17h dentro do Programa Entevero, o especial "Personages da Revolução".

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fenatchê

Mas bah, Brasília vai sediar entre os dias 10 e 19 de Dezembro, a  1° Fenatchê, Festa Nacional do Churrasco e do Chimarrão, vai acontecer no Expocenter, e é promovida e organizada pala Canal Produções e Eventos e pela Escola Nacional da Carne e do Churrasco, a Enacc. A expectativa é de que compareçam ao evento cerca de 300 mil visitantes. A idéia é reunir o melhor da gastronomia, cultura e produtos gaúchos. Mais de 20 shows já estão confirmados, como os do Gaúcho da Fronteira, João de Almeida Neto, Mário de Lima e os Fagundes. Durante o evento vão ser promovidas diversas oficinas, que vão ensinar os visitantes a preparatem assados típicos daqui do Rio Grande. E como estará pertinho do Natal a gurizada vai ter a Vila do Papai Noel.
Pra quem se interessou no assunto pode acessar o site http://www.fenatche.com.br/ que lá vai encontar mais informações sobre o evento.

Barbaridade...

Créditos da Foto: Camila Domingues


Um caso de abandono de animal chocou os moradores de um bairro de Canos desde de do dia 15 de agosto. Uma égua, foi abandonada pelo dono à margem da Avenida Rio Grande do Sul, foi atropleda e agonizou até a morte na manhã de segunda feira, quando venterinarios constantaram quera impossivle salva-lá, então foi feita a eutanásia. Segundo informações a égua estaria prenha.
Agora pergunte o que vai acontecer a dono do animal?? Ele foi notificado, e foi denunciado por crime ambiental por causa do abandono. Será justo??
Ele foi o principal culpadp pela morte do animal, não teve a capacidade de cuidar dignamente da egua, e resolveu solta-la em uma avenida muito movimenta, e recebeu apenas uma notificação. Chega a ser absurdo que ele não seja preso. Ele foi irresponsavel, e diga-se até ingorante, um completo idiota. A dor e o sofrimento que este animal sentiu até ser sacfrificado foi resumido a uma notificação, e ainda dizem que isso é justiça.
Isso é uma barbaridade sem medidas. Um descaso com a vida dos animais

Fonte: Jornal Correio do Povo, 17 de agosto de 2010.
   

612,9 KM em 17 dias

A convite da 7° Região do Movimento Tradicionalista Gaucho, o MTG,  os integrantes do grupo tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, estão levando, pelo sexto ano consecutivo, uma centelha da Chama Crioula para Passo Fundo. E uma novidade muito legal é que pela primeira vez, o roterio da cavalgada foi definido com o uso de um GPS, com o uso dessa tecnologia permitiu escolher o melhor traçado a ser cumprido pelo interior interior dos municipios, evitando passar pelas rodovias mais movimentadas.
O piquete saiu  domingo de Itaqui, onde eles participaram da solenidade oficial do acendimento da 63° Chama Crioiula pros Festejos Farroupilha de 2010. São 22 os cavaleiros que estão se revezando na condução da centelha.
Eles tem um percurso de 612,9 quilômetros, entre Itaqui e Passo Fundo, de onde são originário, que deve ser feito em 17 dias, cavalgando em média, de 35 a 45 km por dia.
A chegada a Passo Fundo tá prevista para o próximo dia 31, no trevo da Caravela.
Uma boa cavalgada a todos eles, e Viva a Tradição do Rio Grande tchê.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Chama Crioula

Dia 14 de Agosto a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas promove o acendimento da Chama Crioula, em Itaqui, marcando o início dos festejos em todo o Rio Grande do Sul. Cerca de 600 cavaleiros, de 80 municípios gaúchos, já confirmaram presença no evento. E a cerimônia acontecerá no Cais do Porto, no sábado de manhã às 10h, reunindo, além de tradicionalistas gaúchos, participantes do Uruguai e da Argentina. . Durante a tarde, está previsto a realização de um seminário cultural sobre a história da Chama, no Theatro Prezewodowski e à noite, show com Cesar Oliveira e Rogério Mello. Em Porto Alegre a Chama Crioula será acesa dia 7 de setembro, no Acampamento Farroupilha, abrindo oficialmente a programação.